Em Novembro/2017 recebi uma proposta (e um belo de um desafio) de ajudar a reconstruir a área de tecnologia do então Banco de Formaturas. Com um sistema desenvolvido em 2010 pela minha antiga empresa, o BF continuava operando o mesmo sistema legado.
Não estou aqui para falar porque migrar ou não de sistema. Menos ainda para falar sobre as decisões de desenvolvimento (pelo menos, não por enquanto). Mas sim para contar sobre nossa nova etapa.
Desde que entrei no BF já falavamos da necessidade de mudança de nome da empresa. O nome Banco é bastante tradicional, robusto e trás bastante segurança. Para a época do lançamento, em 2013, fazia muito sentido (1, 2, 3).
Mas o mercado vem mudando. Amazon, Uber, Yellow, Airbnb, NuBank, Neon… esses são só alguns exemplos de empresas que revolucionaram seus mercados trazendo algo simples, mas bem diferente do que os concorrentes tradicionais vinham fazendo.
Foi com isso em mente que começamos, em Maio de 2018, o processo de renaming e rebranding. Junto com a Agência Latte fizemos pesquisas com nosso público, criamos diversas opções de nomes e storytelling, até chegar aqui: Keeper.
Keeper é a nova fase do Banco de Formaturas. Como o nome sugere, Keeper é o guardião das formaturas. O nome mudou, a marca mudou, mas o compromisso de descomplicar as arrecadações financeiras ainda é o mesmo. E ele nunca vai mudar.
A nova marca transmite segurança e praticidade através de uma comunicação jovem e descomplicada! As cores migram desde um vermelho dos bancos tradicionas, passam pelo rosa jovem e alegra e chegam até o roxo que simboliza o dinheiro/fortuna.
Quer conhecer um pouco mais? Acesse: www.keeperformaturas.com.br
Abraços,
Gui Mori